.•¤ Memorial hide ¤•.
Matsumoto Hideto, mais conhecido como hide, ex guitarrista da lendária banda de rock X Japan, adentrou no dia de hoje para o hall das estrelas supremas da música, á exatamente 14 anos, no dia 2 de Maio de 1998, hide foi encontrado enforcado na maçaneta da porta do seu quarto e faleceu, no mesmo dia, aproximadamente às 6 da manhã.
As circunstâncias de sua morte são até hoje obscuras, tendo gerado inúmeras teorias, que vão desde suicídio a um fatídico acidente, a verdade é que até mesmo nos dias de hoje o respeito e admiração conquistados por ele, antes mesmo de sua morte, são incomparáveis levando seus fãs a apelida-lo de hide-sama (Deus hide) uma forma extremamente respeitosa e honrosa de se dirigir a uma pessoa.
A história do Hide se inicia muito antes de sua entrada para o X Japan, no seu colegial quando formou sua primeira banda chamada Saver Tiger, que chegou a ter relativo sucesso tendo lançado seu álbum de estreia em 1985, um ano antes hide se formou na Hollywood Beauty Salon em cosmética e moda, tendo alcançado notas notoriamente elevadas, não é segredo para os fãs que o músico era extremamente ligado em estética, tendo sempre demonstrado isso em seu jeito de se vestir e maquiar, alguns consideravam que seu rosto era perfeito devido a sua imensa simetria, característica fundamental de beleza segundo pesquisadores.
Em 1986 a banda de hide chegou a mudar seu nome para Yokosuka Saver Tiger para evitar confusões com uma outra banda de nome semelhante, de Sapporo, mas apesar de sua banda alcançar relativo sucesso no meio musical foi somente com o X Japan que ele alcançou o estrelato.
Em 1987, quando já estava formado e exercendo a profissão de esteticista, recebeu um convite de Yoshiki Hayashi para fazer parte de sua banda, na altura chamada X, hide aceitou o convite que o levou definitivamente ao cenário musical. Então surgiu a formação mais conhecida da banda X, com ele e Pata nas guitarras, Yoshiki na bateria e no piano, Taiji no baixo eToshi como vocalista.
A banda lançou o primeiro álbum Vanishing Vision pelo selo independente de Yoshiki: a Extasy Records. X se tornou a primeira banda independente de Heavy Metal/Speed Metal do Japão a entrar para os rankings oficiais, quebrando a hegemonia dos músicos pop da época. São também considerados os fundadores do famoso e crescente movimento Visual Kei, estilo que foi inspirado no Glam Metal no anos 80.
Em 1992 a banda mudou de nome para X Japan, pois já existia uma banda californiana chamada X.
Após o lançamento do álbum Art of Life, os membros da banda afastaram-se durante algum tempo, cada um trabalhando em projetos solo. Por essa altura, todos eles deixaram de lado o estilo Visual Kei, optando por uma imagem mais simples e própria, sem maquiagem, roupas ou atitudes extravagantes. Matsumoto foi uma exceção, mantendo o seu famoso cabelo cor-de-rosa fluorescente, tão característicos seus, e suas roupas e guitarras coloridas, desenhadas pelo próprio, sendo a mais famosa delas a MG-3605 amarela com corações vermelhos.
Nesse momento hide começou a trabalhar em sua carreira solo, tendo inclusive ganhado um premio pela música "Frozen Bug", que gravara com Inoran e J, do Luna Sea. Também escreveu e atuou no curta-metragem Seth et Holth. Lançou o seu primeiro álbum solo em 1994: Hide Your Face, no qual, além de ter composto todas as músicas, tocara guitarra eléctrica, acústica, baixo e fizera todos os vocais.
O estilo de música do álbum diferia do speed metal e das power ballads do X Japan, aproximando-se mais do rock alternativo. Depois disso, Matsumoto iniciou a sua digressão Hide Our Psychommunity Tour. A banda contratada para atuar nos seus shows viria mais tarde a ser Spread Beaver.
Um segundo álbum foi lançado em 1996: Psyence, seguido por uma nova digressão, Psyence a Go Go.
Após o fim da banda X Japan, em 1997, hide deu um nome oficial ao seu projeto a solo: hide with Spread Beaver. Também formou uma outra banda chamada Zilch, formada por artistas britânicos e americanos como Joey Castillo e Paul Raven.
Com o seu projeto solo (sem o Spread Beaver nem o Zilch), Matsumoto continuava como compositor, vocalista e guitarrista.
Em contrapartida com sua carreira solo estava o X Japan, que continua em crescente sucesso no japão, tendo inclusive realizado com sucesso e casa cheia várias apresentações no Tokyo Dome, local mais consagrado para shows no japão onde pouquissimas bandas de rock se apresentaram, porém todo esse sucesso não impediu que Toshi saísse da banda em 1997.
Foi com o fim do X Japan que hide começou a lutar em sua carreira solo com Spread Beaver e Zilch, em Los Angeles. O objetivo dessa última era claramente atingir o mercado internacional.
Yoshiki tinha em mente voltar a formar a banda no ano 2000 e contava com o apoio de hide. No entanto, esse objetivo nunca foi alcançado pois hide morreu em 1998.
Mesmo com dois singles do Spread Beaver já programados para lançamento ("Pink Spider" e "Ever Free"), inesperadamente, na manhã do dia 2 de Maio de 1998, hide foi encontrado enforcado na maçaneta da porta do seu quarto e faleceu, no mesmo dia, aproximadamente às 6 da manhã.
A imprensa destacou o caso como suicídio, mas a versão oficial diz que foi um infeliz acidente. A versão oficial diz que foi encontrada uma alta porcentagem de álcool no seu sangue, o que provavelmente o fez perder os sentidos logo após o banho. A toalha que tinha à volta do pescoço prendeu-se na maçaneta da porta e assim, permaneceu.
Foi socorrido imediatamente, mas, por falta de oxigênio no sangue, faleceu na ambulância a caminho do hospital.
Dado ao carácter misterioso da sua morte, muitas hipóteses se levantam, entre elas o assassinato ou a possibilidade de Matsumoto sofrer de depressão.
O funeral foi seguído por uma multidão e teve a presença de integrantes de várias bandas. O X Japan tocou a música "Forever Love" no funeral.
No mesmo evento, Yoshiki proferiu um pequeno discurso direcionado aos fãs, no qual apelava para que o deixassem dormir eternamente, em paz. Estava visivelmente perturbado e practicamente não conseguía segurar o papel por onde leu, em parte;
«Estou muito chocado por saber da sua morte. Ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Mesmo agora, eu o vi, ele está a dormir com uma cara muito bonita. Tentei acordá-lo várias vezes mas ele ainda está a dormir. Dos cinco de nós, ele era o mais calmo, que me dava bons conselhos quando eu estava irritado ou sentimental. É claro que, com toda esta pressão, também ele quase perdeu a sua identidade. Mas, por entre estes dias duros, ele tinha sempre tempo para me ligar. Falávamos do X, música, amigos, vida, fãs, quase tudo. Ele era como um irmão mais velho para mim mas também como um irmão mais novo. Bebíamos juntos e às vezes chateávamo-nos. Mas, no dia seguinte, ele aparecia ao pé de mim e dizia "Yoshiki, o que é que eu fiz a noite passada? Desculpa, não me lembro de nada!" Mas desta vez ele não veio ter comigo... está ainda a dormir. Para todos os amigos e fãs, todos vocês devem estar confusos. Eu não consigo expressar esta tristeza em palavras, mas todos devemos entender e aceitar esta dolorosa verdade. Todos... por favor vigiem o seu sono eterno calorosamente.»
Existiu um museu, em Yokosuka, chamado de Hide Museum, que abriu em 2000 e foi destruído em 2006. Lá estavam expostos muitos dos itens pessoais de hide, como roupas, brinquedos, posters, guitarras, fotografias, desenhos, peluches entre outros.
Muitas porções das obras de Matsumoto estão ainda a ser publicadas bem reformuladas, alteradas e adaptadas por outros músicos.
Além de músico, hide colaborava com instituições de caridade e era conhecido pela sua simpatia para com os fãs. Consta que doou parte da sua medula óssea a uma fã que sofria de leucemia em estado terminal e tornou-se seu amigo, apresentando-a aos outros membros da banda e oferecendo-lhe bilhetes para os seus concertos.
O sucesso de hire era tamanho que mesmo após a sua morte ainda forma lançados os álbuns das bandas Zilch e hide with Spread Beaver. I.N.A. mixou as gravações dos vocais e guitarra deixadas por hide com as gravações feitas pelas bandas.
Ainda foi lançado em 1999 um álbum de covers de músicas do hide feitos por várias bandas de J-Rock (hide TRIBUTE SPIRITS) que continha um remake (feito por Pata, Heath e I.N.A. que logo depois iriam formar a banda DOPE HEADz) da música "Celebration" que hide fez para o X Japan, dessa vez com hide no vocal. No mesmo ano foram lançados um remake da música "Tell Me" e uma coletânea (Psychommunity).
Em 2001, são lançadas duas coletâneas de músicas do Saver Tiger (Origin of hide vol. 1 e 2).
Em 2002, no "aniversário" de 4 anos de sua morte, foram lançados um álbum de remakes eletrônicos (Psy-Clone), uma coletânea do selo LEMONed (Cafe Le Psyence) com o remake da música "Miscast" que hide compôs para o X Japan com ele no vocal (assim como "Celebration") e ainda uma coletânea de todos os seus singles (Junk Story) com duas músicas nunca antes lançadas: "In Motion" e "Junk Story".
Em 2007, o X Japan voltou e lançou uma nova música para o filme Saw IV, o single I.V.. Playbacks gravados por hide foram usados, e no clipe faz-se uma homenagem ao membro que falta na banda.
Em 2008 Yoshiki organizou o hide Memorial Summit para lembrar os 10 anos de morte do artista, no evento vários artistas e amigos de hide compareceram e se apresentaram tais como, hide with Spread Beaver, T.M. Revolution, RIZE, DJ OZMA, Maximum The Hormone, hurdy gurdy, Phantasmagoria, Versailles, MarBell, DaizyStripper, X JAPAN, LUNA SEA, Dir en grey, MUCC, D'espairsRay, The Underneath, OBLIVION DUST e heidi.
Vários eventos em homenagem á hide tem sido organizados com o passar dos anos, inclusive pelo próprio Yoshiki, este ano foi criado o "I Love hide Week" onde durante uma semana vários artistas farão comentários sobre hide, inclusive o guitarrista da banda the GazettE Aoi, no ano passado em 13° aniversário de morte foram criadas quatro guitarras no modelo FERNANDES, na qual receberam o nome de hide MODEL SHOW.
O novo conceito das guitarras mostra novos desenvolvimentos com base no modelo MG, muito utilizado pelo músico.
Até o momento, apenas uma delas estava em exposição em determinados eventos. Agora, todos os quatros modelos estão expostos e à venda em Akihabara, Japão.
O fato é que hide se tornou uma verdadeira lenda entre os fãs da música japonesa e também do rock em um geral, sua morte foi comparada a morte de Kurt Cobain tamanha a magnetude de sua repercussão, levando milhares de fãs ao desespero, seu tumulo está entre os mais visitados do mundo e todo ano em seu aniversário de morte o numero de visitas triplica, chegando a não haver espaço para o tanto de homenagens ali deixadas.
A fama e amor conquistados por hide, tanto através de seu talento quanto através de seu carisma, é algo que precede o imaginável, no dia 02/05/1998 nasceu uma lenda que será eternamente lembrada e admirada por todo o mundo.
Parabéns. Ótimo trabalho.
ResponderExcluirBOA TARDE FAMÍLIA ELE É SHOW TE AMO HADI X JAPAN B++++ SAUDADES HADI
ResponderExcluir